O Pai dos Efeitos Especiais



Não foram os irmãos Lumière. Nem foi Spielberg. Muitos consideram outro homem como o criador do cinema como expressão artística: Georges Méliès. Sua importância no ramo é quase tão grande quanto a injustiça de seu esquecimento: ignorado pela maioria esmagadora do público, muitas obras cinematográficas conhecidas hoje não seriam o que são sem a ajuda que Méliès ofereceu. Usando de técnicas mecânicas, de pintura, recortes, fade in e fade out, química e muita, mas muita criatividade, Méliès criou universos fantásticos, fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio de cinema da Europa. Tudo isso sem contar que desempenhou os papéis de desenhista, caricaturista, decorador, ilusionista, ator, dramaturgo, produtor e diretor. O triste foi seu fim: acabou em uma loja de brinquedos, desconhecido.





Embora a "criação" do cinema em si seja atribuída aos irmãos Lumière, a invenção de toda a aparelhagem usada na criação de um filme foi (se não totalmente) em sua maioria obra de Méliès. Foi ele que criou os estúdios de filmagem, os guiões, as técnicas mecânicas e químicas e os efeitos especiais. O mestre Charlie Chaplin chegou a declará-lo o "alquimista da luz".



Marie-Georges-Jean-Méliès nasceu na França em 8 de Dezembro de 1861. Desinado à seguir a tradição familiar da fabricação de calçados de luxo, foi a invenção fascinante dos irmãos Lumière que mudou o rumo de sua vida: esteve presente na primeira exibição do cinematógrafo, em 1895, que, com sua magia e fascínio, acabou por convencê-lo a usar o dinheiro que recebia da empresa da família para comprar o famoso teatro de Robert-Houdin, o grande mágico.
Um ano após a exibição do cinematógrafo, já filmava e projetava suas criações, unindo o ilusionismo e a mágica com o cinema para criar efeitos inovadores. Dado que os irmãos Lumière, temendo concorrência, já não mais lhe vendiam os equipamentos, Méliès construiu os seus próprios sozinho, assim como um estúdio onde desenvolvia suas técnicas.

Porém a história teve um final não muito feliz: habituado com os palcos, não conseguiu acompanhar a evolução desenfreada do cinema. Em 1911 deixou de produzir filmes e após isso caiu em falência. No começo dos anos 1920 recebeu um apartamento do governo francês onde passou seus últimos anos trabalhando em uma loja de brinquedos.
Foi homenageado com a Legião de Honra em 1931.




Metalinguagem das mais ferrenhas, foi lançado em 2011 o filme "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, baseado no livro homônimo de Brian Selznick. É o cinema homenageando o cinema.
Estrelando Asa Butterfield, Chloë Morets, Jude Law e Ben Kingsley, o ponto central do filme é um garoto que vive solitário numa estação de trens de Paris, com um mistério em mãos deixado pelo seu falecido pai. 




Não comentarei muito sobre o filme, deixo em aberto como um convite à todos que assistam ao longa. É muito bom, interessante, bem feito e divertido. Sem contar que Ben Kingsley ficou simplesmente IDÊNTICO ao Méliès.



Quem tiver torrent, aqui tem em HD, Blu-Ray e até em 3D! :O :O :O
O site é meu favorito, bem seguro e rápido pra caramba :)

E aí? Alguém assistiu o filme? Gostaram? Ou tem mais alguma meliéte aí? (termo beeem zoado que eu acabei de criar, abafa) :D

Escrito por

Débora, 18 anos. Costumava ser um Jedi mas se uniu ao lado escuro. Da Lua.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Backstage Queens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top