De Norma Jeane à Marilyn Monroe


   Homenageada até mesmo por Andy Warhol, não há mortal nesse mundo que nunca tenha ouvido falar de Marilyn Monroe, atriz e sex symbol da década de 50. Ganhou fama não só pela beleza, mas pelas polêmicas - até mesmo sua morte prematura aos 36 anos - e até hoje é referência na cultura popular.

Nascida Norma Jeanne Mortenson em 1 de Junho de 1926 na cidade de Los Angeles, na Califórnia, passou boa parte de sua infância em lares adotivos. As informações a respeito de seu pai são muito controversas, pouco se sabe sobre ele. A mãe de Norma, Gladys, era incapaz de cuidar dela pois tinha transtornos psicológicos. Pais adotivos cuidaram dela até os sete anos, quando voltou a viver com a mãe. Porém Gladys havia piorado, e, segundo Norma, vivia "gritando e rindo como uma louca", sendo então encaminhada à um manicômio em Norwalk. Norma Jeane foi colocada sob custódia do Estado. Passou por diversos lares até estabilizar-se na casa de Grace e Doc Goddard.
 




Clique nas imagens
 para ampliá-las
Conheceu seu primeiro marido, James Dougherty. ainda no colégio, e foi quando este foi para a guerra que Norma Jeane teve seu primeiro trabalho como modelo. Para ajudar no sustento da família, foi trabalhar numa fábrica e foi convidada pelo fotógrafo Davis Conover para um ensaio sobre mulheres que ajudavam na fabricação de armamento para a guerra para a revista Yank. Conover considerou Monroe um "sonho" para qualquer fotógrafo, e após isso ela recebeu diversas propostas de seções de fotos e em 2 anos já estava estampando capas de revistas. 




Porém o desejo dela não era modelar, e sim atuar. Inscreveu-se em aulas de teatro e sonhava com o estrelato. O problema era: seu marido não aceitava que ela se tornasse uma atriz. Assim, acabaram divorciando-se em 1946. Em 26 de Agosto de 1946 assinava um contrato com a 20th Century Fox: platinou o cabelo e mudou seu nome para Marilyn Monroe. 
Seu primeiro papel foi em 1947 no filme "Sua Alteza, a Secretária". Fez pequenas aparições até 1950, quando gravou "O Segredo das Jóias". A partir daí apareceu em vários filmes famosos, consolidando sua carreira com "Torrentes de Paixão".


Cansada de certa forma da imagem de "loira linda e burra", Marilyn tentou desvencilhar-se do estereótipo que a lançou ao estrelato e se aprofundar na sua carreira. Abriu sua própria produtora e produziu dois filmes: "Nunca fui Santa" e "O Príncipe Encantado". O reconhecimento veio com "Quanto Mais Quente Melhor", que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia. Casou-se em 1956 com o dramaturgo Arthur Miller, que escreveu seu papel em "Os Desajustados". Porém, o casamento terminou em 1961 e este foi o último filme completo que Marilyn atuou.
Marilyn faleceu na manhã de 5 de Agosto de 1962, em casa enquanto dormia. Muito especula-se sobre sua morte, pois praticamente nada se sabe sobre ela, sendo a hipótese mais aceita uma overdose de remédios para dormir.


Recomendo assistir:



Quanto Mais Quente Melhor
Dois músicos falidos precisam vestir-se de mulheres para poder ingressar numa banda feminina, a fim de fugir de mafiosos que os perseguem. Porém um deles se apaixona por uma das garotas da banda.
Sem exageros, uma das melhores comédias que eu já vi. Depois de uns 10 minutos você nem percebe mais que o filme é em preto e branco! Assisti com a minha irmã (que não é muito fã de filmes antigos, diga-se de passagem) porém nós duas quase morremos de rir hahahaha. Leve, engraçado e inocente, posso considerar como o melhor filme da Marilyn. Claro, Tony Curtis e Jack Lemon ajudaram bastante também.




Os Homens Preferem as Loiras
Não vou comentar o título. hahahaha
Esse filme vale só pela música Diamonds are a Girl's Best Friends. Mentira, tem mais. É bem interessante e engraçado. Marilyn está mais-do-que-linda!
O incrível é que o filme, mesmo sendo lançado em 1953, parece muito atual na forma como trata os relacionamentos. Apresenta questões comuns até hoje.






O Pecado Mora ao Lado
Essa Marilyn cara de pau, se fazendo de inocente hahaha. Outra comédia que é um amor, até mesmo pelas psicoses de Tom Ewell. Vale a pena assistir.

Sim, é aquele da cena do vestido branco voando sobre a grade do metrô! hahahahahaha.










7 Dias com Marilyn
O filme de 2011 é baseado no romance autobiográfico de Colin Clark, que trabalhou no set durante as filmagens de O Príncipe Encantado.
O que a Michelle Williams não tem de aparência igual à da Marilyn, ela compensa atuando. Com certeza rolou muito estudo e muitas horas de cinema, pois ela consegue construir a personagem realmente parecida com a diva da Monroe. É muito bom pra saber mais sobre o outro lado da história, com menos diamantes e mais Vallium :/ #tenso






P.S.: Preciso muito assistir Os Desajustados! Alguém aí já viu? Sugestões? Comentem aqui qual filme dela vocês gostam mais :)

Escrito por

Débora, 18 anos. Costumava ser um Jedi mas se uniu ao lado escuro. Da Lua.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2013 Backstage Queens. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top